quarta-feira, maio 02, 2007

Esférico

Esférico
Hoje dirijo-me ao público (anónimo?) que visita este blog abordando um assunto que embora não me possa intitular especialista, posso, pelo menos, intitular-me conhecedor (como a grande maioria do planeta). Refiro-me a futebol. Desde os meus 12 anos que acompanho o futebol nacional e mundial diáriamente, ao longo destes 15 anos que passaram desde aí que compro jornais desportivos regularmente, quase não passa um dia em que não ande pela internet a fazer pesquisa em sites de notícias (A Bola, Record, O Jogo, MaisFutebol, CalcioMercato, As.com, Marca.com, el mundo deportivo, sport, man-utd.com, skysports, eurosport, Sports Illustrated, BBC Sports, Globo Esporte... etc, etc), sempre que posso vejo um jogo, portanto posso dizer que pelo menos conheço algumas coisas.Isto para justificar o tema...

Os anos passam e o futebol também tem as suas modas e infelizmente alguns são esquecidos passado um ano ou dois de deixarem as luzes da ribalta (embora muitos continuem a dar os seus pontapés na bola pelas arábias, pelo Japão ou pelas américas). Com este post pretendo relembrar alguns nomes que maravilharam o futebol nos últimos 15 anos - que deixaram de jogar, ou que continuem no activo.

Sem ordem de preferência:

1 - Rivaldo - lembram-se daquele golo de bicicleta à entrada da área?
2 - Davor Suker - Golo fantástico de chapéu, no Euro 96!
3 - Paolo Maldini - Tal como Rivaldo, ainda joga, mas convém sempre lembrar um jogador que à mais de 20 anos que joga no mesmo clube, com a mesma qualidade de sempre! Espectacular!
4 - J. Klinsmann - Killer-Instint... brutal.
5 - Ronaldo (no Barça) - Quem viu o "fenómeno" contra o Valência, a passar pelos defesas como um sabonete, quem viu aquele golo com o Compostela, ou aquele jogo com o Atlético Madrid (o dos 5-4), não pode deixar de achar que o verdadeiro herdeiro de Pelé se perdeu.
6 - Figo - Um exemplo. A esperança que tinha nos jogos de Portugal, quando ele pegava na bola, foi algo que não mais senti... o Euro2000... fantástico - ninguém se esquece dos 3-2 à Inglaterra.
7 - Stoichkov - Aquele passe picado na final da última Taça das Taças que o barça ganhou, ou o mundial 94, mostram bem a classe deste búlgaro espectacular.
8 - Batistuta - Saudades.
9 - Zidane - Duas manchas na carreira: ter eliminado Portugal do euro 2000 e do mundial 2006. Do outro mundo.
10 - Romário - A lenda! Talvez melhor brasileiro que já vi - Ronaldo perdeu-se e Ronaldinho ainda não conquistou o peso de Romário.
11 - Bebeto - O irmão de Romário no ataque da canarinha no mundial 94 - que dupla! Rápido, matador...
12 - Bergkaamp - "The Iceman". "Oh tempo volta pra trás".Há muitos muitos mais, mas por agora fico por aqui. Talvez no futuro traga a continuação desta lista.

Aqui fica um videozito com alguns dos referidos

3 comentários:

sandra disse...

O futebol em mim tem um efeito extremamente relaxante, calmante... faz-me sono! :D
VIVA O BENFICA!!!

Frederico disse...

É por isso que és do SLB... é o que faz mais sono

genoveva disse...

"é memo á homem!"