Blog sobre tudo e sobre quase nada. Blog about everything and about almost nothing. O Blog está escrito em duas línguas para assim poder ser melhor compreendido por mais gente (logo recebendo mais visitas). This blog it's written in two different languages so it can be enjoyed by more people, all around the world.
segunda-feira, novembro 12, 2007
Ganda boga!!!
Em Portugal, existe também a Chondrostoma lusitanicum, ou boga-portuguesa, que apenas se pode encontrar no nosso país e que, segundo a wikipédia, é uma espécie ameaçada por perda de habitat.
quinta-feira, outubro 11, 2007
Um
Já estou farto. Farto de escrever com regras, farto de pensar para além da acção, farto de ler e de desejar ler quando não estou a ler. Estou farto de olhar para trás e ver se coloquei todas as vírgulas. Estou farto de não ter coragem, coragem para escrever ‘tou’, coragem. Farto também já estou de me ouvir na minha cabeça a descrever o que vou fazer e o que faço e que irremediavelmente nunca sai como planeado.
Quando me fartar de escrever, talvez retome a leitura, para voltar a entediar-me com a sua companhia e voltar a dançar pela ponta da caneta. Movimentos oscilantes, movimento erráticos.
Eu não falo assim, julgo que nem sequer penso assim. Eu falo com o tal ‘tou’ e penso sem pontuação. Grito com a minha pronúncia, digo mal cada palavra que solto e deixo as palavras seguintes cortarem o discurso presente. Então se não falo assim, se não escrevo assim, quem estará a escrever isto por mim? Será a caneta? Será o papel? Talvez sejam as outras pessoas que passam, agitam o ar e aqui deixam seus hábitos.
Corte.
Vira a página e escapa-me a ponta. Mas a ponta regressa à minha mente, depois aos meus olhos e mais tarde à minha mão.
Ai tentação. Tentação de alterar um pensamento puro, que se constrói quando esvaziamos a caneta e deixamos que a escrita entre no papel. Atrapalhei-me. Olho para trás. Era apenas uma personagem de banda desenhada quem em casa é um psicopata. Não é de banda desenhada, é bonecagem portuguesa.
Já fugi e farto desta caneta ainda não estou. No entanto estou farto do pensamento, estou farto de fazer contas sem números e de juntar blocos que encaixam apenas de olhos fechados. Estou farto de me esforçar para compreenderem e me deixarem escrever. Momento.
Desejo.
Quero olhar para trás e lá ver o que fiz e nunca tinha feito, mas se o fizer vou contar – olhos fechados –, vou mentir e vou enganar, quando ninguém quer saber e ninguém ia notar. Apenas eu e eu era o único enganado, o enganador e o engano. Virei e quase nem notei quando o duplo maluco surgiu. Vestia de castanho-escuro. Vestes até aos pés, debruadas de rosas que eram linhas. Felicidade da alma que acreditamos ter, quando acreditamos em Deus com a boca, com o tronco, mas não com a mente. Só com o coração. Mas com o coração dos outros, porque o nosso ou não nos pertence ou não é religioso.
O meu outro eu está a chegar. Deseja olhar e pegar na caneta.
A pessoa mais estranha do mundo usa uma mochila da Betty Boop e interessa-se por Antropologia – curiosos – ou Sociologia.
À medida que o tempo passa unimo-nos e vamos ter saudades de estar longe. Ter saudade não é só estar junto em pensamento e desejar estar perto. Saudade é. Parei e não perdi.
Temo olhar a janela, olhar o corredor, olhar em frente, ver as horas, temo tudo, mas sei que não há nada a temer, pois o fim da linha é literalmente o fim da folha e aí tenho de sabe acabar.
sábado, outubro 06, 2007
quinta-feira, outubro 04, 2007
Pergunta existencial
quarta-feira, setembro 26, 2007
Para a Saneca
Gosto muito de ti e estás sempre comigo, estás sempre no meu coração.
FRIENDS AND LOVERS
What would you say if I told you
I've always wanted to hold you?
I don't know what we're afraid of
Nothing would change if we made love
CHORUS'
so I'll be your friend
And I'll be your lover
Well, I know in our hearts we agree
We don't have to be one or the other
Yes, it's a chance that we're taking
And somebody's heart may be breaking
But we can't stop what's inside us
Our love for each other will guide us
CHORUS
I've been through you
And you've been through me
Sometimes a friend is the hardest to see
We always know when it's laid on the line
Nobody else is as easy to find
So I'll be your friend
And I'll be your lover
Well, I know in our heart we agree
We don't have to be one or the other
Other
sábado, setembro 22, 2007
sexta-feira, setembro 21, 2007
terça-feira, setembro 18, 2007
Luta pela sobrevivência
Está tão fixe que não podia deixar de partilhar convosco.
segunda-feira, setembro 17, 2007
TOP10
1.º Nightswimming - R.E.M.
2.º Creep - Radiohead
3.º Into my Arms - Nick Cave
4.º Dreamer - Dinand
5.º At my most Beautiful - R.E.M.
6.º Bullet For My Valentine - All These Things I Hate
7.º Danúbio Azul - Strauss
8.º Where is my Mind - Pixies
9.º Life on Mars - David Bowie
10º Stand By Me - Oasis
sábado, setembro 15, 2007
quinta-feira, setembro 13, 2007
Adeus Becas
domingo, agosto 19, 2007
O campeonato que começa
Corria a temporada de 1958/59 e na última jornada os 4 grandes do futebol (sim, porque nos anos 50 os grandes eram 4 e não 3) estavam em igualdade pontual. Cotoviense, Arronchonense, Fartavaquense e Castanheirense tinham igual número de pontos, mas o Cotoviense liderava por ter o melhor goal-average. Na terminal jornada o Cotoviense defrontava o Fartavaquense, o Castanheirense ía ao campo do Juncal de Cima e o Arrochonense deslocava-se ao campo do último classificado, o Farna Galega.
No fim o Fartavaquense sagrou-se campeão depois de um golo fantástico do seu ponta-de-lança, Fernando Fialho. Após receber a bola a meio campo, Fernando Fialho passou a Juca Juscelino que fintou 4 adversários, devolveu a Fernando Fialho, que estava à entrada da área, este rodeado de defesas, endossa a bola a Olavo Coelho que após dar um nó cego a Carlos Táta, defesa do Cotoviense, põe a bola junto à linha de canto, onde Fernando Fialho se encontrava. Após desembaraçar-se de 1 defesa, Fernando Fialho vira-se de costas para a baliza e de calcanhar, desde a marca de canto, bate o guarda-redes do Cotoviense, Valentim Miguel...
No fim a classificação da 1ª divisão portuguesa foi a seguinte (haviam 4 voltas no campeonato):
1º Fartavaquense - 88 pts
2º Arronchonense - 86 pts
3º Castanheirense - 86 pts
4º Cotoviense - 85 pts
5º Pegarinhosense - 81 pts
6º Atlético de Carrapatelo - 79pts
-----------------------------------------
7º F. C. Monte Picamilho - 79 pts
8º Sporting C. P. - 77 pts
9º Sport Lamardonda e Benfica - 76 pts
10º Filha Boa - 70 pts
11º S. L. Benfica - 68 pts
12º Olivença - 66 pts
13º Quinta do Simão Marques - 65 pts
14º Ribeira de Pedrulhos - 63 pts
----------------------------------------
15º F.C. Porto - 60 pts
16º Burneirense - 58 pts
17º Juncal de Cima - 23 pts
18º Farna Galega - 4 pts
Tempos fabulosos
sexta-feira, agosto 17, 2007
Mandem a Fátima e o Goucha para a Lua.
domingo, julho 15, 2007
Receita de cocó
sábado, maio 26, 2007
Perfect Lovesong dos Divine Comedy
And I'll give you the perfect lovesong
With a divine Beatles bassline
And a big old Beach Boys sound
I'll match you pound for pound
Like heavy-weights in the final round
We'll hold on to each other
So we don't fall down
Give me a wink
And I'll give you what I think you're after
With just one kiss
I will whisk you away
To where angels often tread
We'll paint this planet red
We'll stumble back to our hotel bed
And make love to each other
'Til we're half dead
Maybe now you can see
Just what you mean to me
Give me your love
And I'll give you the perfect lovesong
Give me your word
That you'll be true to me always come what may
Forever and a day
No matter what other people may say
We'll hold on to each other
'Til we're old and grey
quarta-feira, maio 02, 2007
Esférico
Hoje dirijo-me ao público (anónimo?) que visita este blog abordando um assunto que embora não me possa intitular especialista, posso, pelo menos, intitular-me conhecedor (como a grande maioria do planeta). Refiro-me a futebol. Desde os meus 12 anos que acompanho o futebol nacional e mundial diáriamente, ao longo destes 15 anos que passaram desde aí que compro jornais desportivos regularmente, quase não passa um dia em que não ande pela internet a fazer pesquisa em sites de notícias (A Bola, Record, O Jogo, MaisFutebol, CalcioMercato, As.com, Marca.com, el mundo deportivo, sport, man-utd.com, skysports, eurosport, Sports Illustrated, BBC Sports, Globo Esporte... etc, etc), sempre que posso vejo um jogo, portanto posso dizer que pelo menos conheço algumas coisas.Isto para justificar o tema...
Os anos passam e o futebol também tem as suas modas e infelizmente alguns são esquecidos passado um ano ou dois de deixarem as luzes da ribalta (embora muitos continuem a dar os seus pontapés na bola pelas arábias, pelo Japão ou pelas américas). Com este post pretendo relembrar alguns nomes que maravilharam o futebol nos últimos 15 anos - que deixaram de jogar, ou que continuem no activo.
Sem ordem de preferência:
1 - Rivaldo - lembram-se daquele golo de bicicleta à entrada da área?
2 - Davor Suker - Golo fantástico de chapéu, no Euro 96!
3 - Paolo Maldini - Tal como Rivaldo, ainda joga, mas convém sempre lembrar um jogador que à mais de 20 anos que joga no mesmo clube, com a mesma qualidade de sempre! Espectacular!
4 - J. Klinsmann - Killer-Instint... brutal.
5 - Ronaldo (no Barça) - Quem viu o "fenómeno" contra o Valência, a passar pelos defesas como um sabonete, quem viu aquele golo com o Compostela, ou aquele jogo com o Atlético Madrid (o dos 5-4), não pode deixar de achar que o verdadeiro herdeiro de Pelé se perdeu.
6 - Figo - Um exemplo. A esperança que tinha nos jogos de Portugal, quando ele pegava na bola, foi algo que não mais senti... o Euro2000... fantástico - ninguém se esquece dos 3-2 à Inglaterra.
7 - Stoichkov - Aquele passe picado na final da última Taça das Taças que o barça ganhou, ou o mundial 94, mostram bem a classe deste búlgaro espectacular.
8 - Batistuta - Saudades.
9 - Zidane - Duas manchas na carreira: ter eliminado Portugal do euro 2000 e do mundial 2006. Do outro mundo.
10 - Romário - A lenda! Talvez melhor brasileiro que já vi - Ronaldo perdeu-se e Ronaldinho ainda não conquistou o peso de Romário.
11 - Bebeto - O irmão de Romário no ataque da canarinha no mundial 94 - que dupla! Rápido, matador...
12 - Bergkaamp - "The Iceman". "Oh tempo volta pra trás".Há muitos muitos mais, mas por agora fico por aqui. Talvez no futuro traga a continuação desta lista.
Aqui fica um videozito com alguns dos referidos
sábado, abril 21, 2007
Braços
Tradução de “Into My Arms” de Nick Cave.
Eu não acredito num Deus intervencionista
Mas eu sei que tu acreditas.
Mas se eu acreditasse, ajoelharia-me e pediria-Lhe
Para não intervir quando chega-se a ti.
Para não tocar num cabelo teu,
Para te deixar como és
E se Ele sentir que te tinha que orientar
Que te oriente para os meus braços.
Eu não acredito em anjos
Mas ao olhar para ti interrogo-me se estarei certo.
Mas se eu acreditasse, reuniria-os a todos
E pediria-lhes que tomassem conta de ti
Que cada um acendesse uma vela para ti
Para tornar claro e brilhante o teu caminho
E para que caminhasses em graça e amor
E fosses guiada para os meus braços.
Eu acredito em amor
E eu sei que tu também.
Eu acredito num caminho
Que nós podemos atravessar
Por isso mantenham as vossas velas acesas
E mantenham a sua jornada sempre brilhante e pura
Para que ela continue a regressar
Sempre e cada vez mais
Para os meus braços.
quarta-feira, abril 18, 2007
segunda-feira, abril 02, 2007
sábado, março 31, 2007
Libelinha
quarta-feira, março 28, 2007
terça-feira, março 27, 2007
Eu vi um sapo
Eu vi um sapo, um feio sapo
Ali na horta, com a boca torta,
Tu viste um sapo, um feio sapo
Tiveste medo, ou é segredo.
Eu vi um sapo, com um guardanapo
Estava a papar, um bom jantar
Tu viste um sapo, com um guardanapo
E o que comia, e o que fazia.
Eu vi um sapo, a encher o papo
Tudo comeu, nem ofereceu
Tu viste um sapo, a encher o papo
E o bicharoco, não te deu troco.
Eu vi um sapo, um grande sapo
Foi mal criado, fiquei zangado
Tu viste um sapo, um grande sapo
Deixa-lo lá estar, vamos brincar.
Eu vi um sapo.
Afinal, acho que era uma rã...
Se quiserem ouvir a musica sigam este link:
terça-feira, março 06, 2007
Prometeu
Prometeu significa «previdente» em grego. Para ajudar os homens, Prometeu roubou o fogo de Zeus e deu-o aos homens, que assim puderam evoluir e distinguirem-se dos outros animais. É também dada a Prometeu a criação dos homens. Esta traição foi ainda mais sentida por Zeus, já que Prometeu foi um dos seus grandes aliados na luta do deus dos deuses contra seu pai Cronos.
Ovidio diz que foi Prometeu quem criou a imagem dos homens como se parecem hoje: ou seja semelhantes aos deuses. Quando Prometeu e seu irmão Epimeteu decidiram criar criaturas para povoar a Terra, Prometeu criou uma à imagem dos deuses: o homem. Nesse instante Zeus ficou com uma terrivel dôr de cabeça que nenhum dos curandeiros do Olímpo conseguia curar. Então Prometeu foi ter com o deus dos deuses e disse saber como curá-lo. Com uma pedra atingiu Zeus na cabeça e nesse instante da cabeça de Zeus saiu a deusa Atena e devido a tal facto a maleita de Zeus desapareceu.
Depois Prometeu e Epimeteu descem do Olímpo e na província grega de Boitia moldam figuras em barro. Então Zeus, num acto de bondade, sopra a vida para essas criaturas. As criaturas criadas por Prometeu eram homens e estes honraram-no. Epimeteu criou bestas violentas que o atacaram.
Zeus zangado pelas acções dos dois irmãos proibi-os de ensinarem os homens a civilizarem-se. No entanto Atena traiu Zeus e ensinou ao par de irmãos como educar o homem. Assim começaram os sacrifícios, já que após descobrir tal traição, Zeus ordenou que os homens se sacrificassem para mostrarem que eram dignos, obdientes e adoradores do poder divinal.
Zeus organizou então uma cerimónia de sacrifício. Entretanto Prometeu: Arranja um boi e separa a carne dos ossos. Cobre os ossos com as gorduras mais brilhantes e a carne com as entranhas. Faz a oferenda a Zeus afim de o levar a escolher o pior e assim a carne ficar para os homens. Zeus que percebeu, escolheu os ossos prepositadamente, zangou-se e disse que não partilharia o segredo do fogo com os homens.
Prometeu ficou com pena do triste destino do homem e decide roubar o fogo dos deuses e entrega-lo aos homens. Para punir, tanto Prometeu comos os homens, traçou um plano terrivel que os faria desejar mais a morte que a vida e Prometeu foi preso ao Monte Caúcaso onde uma águia ia, de tempos a tempos, debicar o seu figado.
Zeus nunca retirou o fogo ao homem pois um Deus não podia retirar as oferendas que outro ser divino tivesse feito. Mas para punir o homem mandou Vulcano (Hefasto) pegar em tudo o que existia de bom e criar um equivalente mau. Assim passou a existir neve e lama, flores e venenos, mel e bílis… Tudo isto, o bom e o contrário, Zeus concentrou numa forma que moldou e Pandora nasceu – Pandora cuja caixa foi aberta e da qual todos os males sairam e no fundo apenas restou a esperança.
Prometeu foi salvo por Hércules, mais tarde, depois dos 12 trabalhos do musculado herói.
Prometeu simboliza a luta, a vontade humana por conhecimento e a força mesmo contra os mais fortes opositores. Prometeu simboliza o herói romantico que se rebela contra os poderes instituidos.
quarta-feira, fevereiro 28, 2007
sexta-feira, fevereiro 23, 2007
Assunto sério
Como é que é possível que um gajo que abusa sexualmente de uma bebé com menos de 2 meses, que ainda por cima é a sua própria filha, possa ser condenado apenas a 10 anos de prisão?
Em que mundo é que nós vivemos?
Este tipo é um monstro! Se ele fez uma coisa destas à própria filha, o que fará às filhas de outros, quando sair da prisão?
Já para não falar da inibição de exercer o poder paternal durante 10 anos. Pois, o gajo está preso! E quando sair? Já pode ser pai outra vez!? Para voltar a fazer o mesmo? Que mal fez esta menina que ainda mal abria os olhos e já vivia um inferno?
25 anos era muito pouco para o que esse monstro fez!
domingo, fevereiro 18, 2007
domingo, fevereiro 11, 2007
sábado, fevereiro 10, 2007
Quiche de espinafres e requeijão
Ingerdientes:
- Um molho de espinafres (aprox. 1kg)
- Dois requeijões
- Massa folhada
- Bacon q.b.
- Queijo q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
Preparação:
Antes de mais, cozam os espinafres com sal a gosto e, quando estiverem cozidos, coloquem-nos num escoador durante algum tempo. Certifiquem-se que ficam mesmo bem escorridos.
Deitem os espinafres e os dois requeijões numa taça e misturei muito bem, com uma colher, ate ficar uma pasta quase homogénea. Se gostarem, temperem com pimenta. Devem provar a pasta, se for necessário juntem mais sal.
Cortem o bacon e o queijo (pode ser um queijo qualquer de que gostem) em cubinhos pequenos e adicionem à pasta de espinafres com requeijão. Misturem tudo.
Numa tarteira, untada com margarina ou coberta por papel vegetal, coloquem a massa folhada. Se souberem, podem faze-la em casa, mas nos supermercados existem umas já feitas, esticadas e cortadas circularmente, que dão imenso jeito e são muito mais práticas. Depois, é só deitar a pasta sobre a massa folhada e já está.
Se quiserem, podem colocar uns cubinhos e bacon e queijo por cima, só para ficar mais rabeta.
Levem ao forno, pré-aquecido a 240ºC, durante cerca de 20 minutos.
Depois podem servir fria ou quente, como gostarem mais.
Divirtam-se.
terça-feira, janeiro 30, 2007
Qbsb p nfv bnps.
I won't cross these streets until you hold my hand
Para não variar, cá vai mais uma música.
Desta vez é:
Swing life away dos Rise Against
Am I loud and clear or am I breaking up?
Am I still your charm or am I just bad luck?
Are we getting closer or we just getting more lost?
I'll show you mine if you show me yours first
Let's compare scars I'll tell you whose is worse
Let's unwrite these pages and replace them with our own words
We live on front porches and swing life away
We get by just fine here on minimum wage
If love is a labor I'll slave 'til the end
I won't cross these streets until you hold my hand
I've been here so long I think that its time to move
The winter's so cold summer's over too soon
let's pack our bags and settle down where palm trees grow
I've got some friends some that I hardly know
But we've had some times I wouldn't trade for the world
We chase these days down with talks of the places that we will go
We live on front porches and swing life away
We get by just fine here on minimum wage
If love is a labor I'll slave 'til the end
I won't cross these streets until you hold my hand
swing life away
swing life away
swing life away
swing life away
domingo, janeiro 28, 2007
Nam plurimus speciosus femina omnis mundus
O tempo custa mais a passar quando se olha para o relógio. E enquanto eu olho para o relógio a estrela vai ficando cada vez mais brilhante, cada vez mais forte e eu não aproveito a sua pujante luz. Fico a nadar no escuro, na ânsia de voltar para junto do seu calor, a sonhar com a luz que outrora me iluminou e agora apenas existe no meu coração.
Há quem diga que o que existe no coração existe em nós. Talvez. Mas não quero saber muito disso, pois de nada me serve o que existe na memória quando tudo o que quero é, com os 5 sentidos, viver a luz da minha estrela.
Fiz o melhor que podia no título, mas na realidade a frase não faz muito sentido.
segunda-feira, janeiro 22, 2007
As moscas amigas
Voam por muitos lixos,
Sempre a mirar outros bichos.
Sempre com medo que as queiram matar.
Coitadinhas das mosquinhas.
Existe sempre alguém para as espalmar,
Para as suas tripas de fora deixar.
Respeitem-nas que elas são lindinhas.
Quando na comida vão pousar.
Elas querem nos animar.
Não querem comida
Só temos de as beijar.
Onomatopeias
20 century FOX
Este Verão...
pum pum pim
...não perca, uma aventura que o vai deixar abismado.
viiiiiiioooom
- Sim.
- Mas se for assim quem me garante que continuarás aqui.
BOOOOM!!!!!
-Cuidado!!! Os cães assassinos!
-ãoãoãoão.
Com:
Nicholas Cage:
-Você não me irá levar daqui...
Jeff Bridges:
-Ah! O mundo nunca será seu Homem Sombra...
E Meg Ryan:
-James, sabes que sempre te amei...
Num filme de James Cameroon
Pá pá pá....
VIIIIIMMM OOUUU...
O HOMEM DAS SOMBRAS E OS CÃES QUE LADRAM.
domingo, janeiro 21, 2007
Alanis Morissette - Ironic
An old man, turned 98
He won the lottery, and died the next day
It's a black fly in your chardonnay
It's a death row pardon, two minutes too late
And isn't it ironic?
Don't you think?
It's like rain, on your wedding day
It's a free ride, when you've already paid
It's the good advice, that you just didn't take
And who would've thought? It figures
Mr. Play-It-Safe, was afraid to fly
He packed his suitcase, and kissed his kids goodbye
He waited his whole damn life, to take that flight
And as the plane crashed down he thought, "Well isn't this nice?"
And isn't it ironic?
Don't you think?
It's like rain, on your wedding day
It's a free ride, when you've already paid
It's the good advice, that you just didn't take
And who would've thought? It figures
Well life has a funny way of sneaking up on you
When you think everything's okay and everything's going right
And life has a funny way of helping you out
When you think everything's gone wrong and everything blows up in your face
A traffic jam, when you're already late
A "No smoking" sign, on your cigarette break
It's like ten thousand spoons, when all you need is a knife
It's meeting the man of my dreams, and then meeting his beautiful wife
And isn't it ironic?
Don't you think?
A little too ironic?
Yeah I really do think
It's like rain, on your wedding day
It's a free ride, when you've already paid
It's the good advice, that you just didn't take
And who would've thought?
It figures
Life has a funny way of sneaking up on you
And life has a funny, funny way, of helping you out
Helping you out
sábado, janeiro 20, 2007
domingo, janeiro 14, 2007
Mais uma musica
Cada maluco com a sua pancada, agora deu-me para aqui!
Assim, hoje deixo-vos uma música deles. Quer dizer, não é bem deles, é um cover, mas é muita gira.
Espero que também gostem.
Just Like Heaven
Show me, show me, show me
How you do that trick
"The one that makes me scream," she said
"The one that makes me laugh," she said
And threw her arms around my neck
Show me how you do it
And I promise you, I promise that
I'll run away with you
I'll run away with you
Spinning on that dizzy edge
I kissed her face, and kissed her neck
And dreamed of all the different ways
I had to make her glow
"Why are you so far away," she said
"Why won't you ever know that I'm in love with you,
That I'm in love with you?"
You... soft and only
You... lost and lonely
You... strange as angels
Dancing in the deepest oceans
Twisting in the water, you're just like a dream
You're just like a dream
Daylight whipped me into shape
I must have been asleep for days
And breathing lips and through her name
I open up my eyes
I find myself alone, alone, alone
Above a raging sea
That stole the only girl I loved
And drowned her deep inside of me.
You... soft and only
You... lost and lonely
You... just like heaven
sexta-feira, janeiro 12, 2007
domingo, janeiro 07, 2007
Declaração Universal dos Direitos da Criança
- A Criança gozará dos direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão reconhecidos a todas as crianças sem excepção alguma nem distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou outra índole, origens nacional ou social, posição económica, nascimento ou outra condição, quer da própria criança como da sua família.
- A Criança gozará de uma protecção especial e disporá de oportunidades e serviços, dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o superior interesse da criança.
- A Criança tem direito desde o nascimento a um nome e a uma nacionalidade.
- A Criança deve gozar dos benefícios de segurança social. Tem direito a crescer e a desenvolver-se com boa saúde; nesta perspectiva deverá proporcionar-se, tanto a ela como à sua mãe, cuidados especiais, incluindo tratamento pré-natal e pós-natal. A Criança terá direito a desfrutar de alimentação, casa, recreio e serviços médicos adequados.
- A Criança física e mentalmente diminuída ou que sofra alguma diminuição social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requer o seu caso particular.
- A Criança, para o pleno e harmonioso desenvolvimento da sua personalidade, precisa de amor e compreensão. Sempre que seja possível deverá crescer sob o amparo e responsabilidade dos seus pais e, em qualquer caso, num ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, a Criança de tenra idade não deve ser separada da sua mãe. A sociedade e as autoridades públicas têm a obrigação de cuidar especialmente das Crianças sem família ou que carecem de meios necessários de subsistência. Para a manutenção dos filhos de famílias numerosas convém conceder subsídios estatais ou de outra índole.
- A Criança tem direito a receber educação, que será gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Dar-se-lhe-á uma educação que favoreça a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões e o seu juízo individual, o seu sentido de responsabilidade moral e social e chegar a ser um membro útil à sociedade.
O superior interesse da Criança deve ser a consideração fundamental de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos seus pais.
A Criança deve desfrutar plenamente de jogos e divertimentos, os quais devem ser orientados para os fins em vista pela educação; a sociedade e as autoridades públicas esforçar-se-ão para promover o gozo destes direitos. - A Criança deve, em todas as circunstâncias, figurar entre os primeiros que recebam protecção e socorro.
- A Criança deve ser protegida contra toda a forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objecto de nenhum tipo de tráfico.
Não deve permitir-se à Criança trabalhar antes da idade mínima adequada; em nenhum caso será permitido que se dedique a ocupação ou emprego algum que possa prejudicar a sua saúde e impedir o seu desenvolvimento físico, mental e moral. - A Criança deve ser protegida contra as práticas que podem fomentar a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra índole. Deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universal, e com plena consciência de que deve consagrar as suas energias e aptidões ao serviço dos seus semelhantes.
______________________________________________________________
Desde a sua publicação, em 1959, esta declaração tem vindo a ser alterada e revista, visando a sua melhoria. Para consultarem os textos mais recentes, incluindo a rectificação feita por Portugal a 21 de Setembro de 1990, visitem o site da UNICEF em www.unicef.pt.
Este post é dedicado ao Rodrigo e ao Gonçalo que têm a sorte de ter pais, avós e até uns tios babados que olhem por eles e fazem de tudo para zelar pelos seus direitos, mas especialmente a todos os meninos pequeninos como eles, que não têm a mesma sorte.